As Poliamidas (PA) são polímeros termoplásticos compostos por monômeros de amida conectados por ligações peptídicas. São produzidas a partir de elementos básicos extraídos do petróleo, aromas, ar e água (carbono, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio), combinados por processos químicos que dão origem ao ácido adípico, hexametilenodiamina e caprolactama.
A Poliamida sem fibra, também chamada de Poliamida 6 ou PA 6, é a poliamida semicristalina extrudada mais comum para aplicações mecânicas em ambientes difíceis devido à boa resistência mecânica combinada com a alta resistência química.
O material também recebe o nome de Nylon 6 e é sintetizado por polimerização de abertura do anel de caprolactama, e recebe esse nome devido às seis unidades de carbono unidas ao grupo amida.
Enquanto fibra sintética, a Poliamida sem fibra apresenta tenacidade entre 6 gm/den e 8,5 gm / den com uma densidade de 1,14 gm / cc. Seu ponto de fusão é 220°C e sua cor geralmente é branca, mas pode ser tingida em um banho de solução para gerar produtos de diferentes cores.
Características da Poliamida sem Fibra (PA 6)
As ligações de hidrogênio, formadas entre a carbonila (C=O) de uma cadeia e o hidrogênio da ligação amida (N-H) de outra cadeira atribuem às poliamidas sua característica principal: a alta resistência mecânica, além de estabilidade dimensional.
A Poliamida 6 é resistente a diversos tipos de impactos e abrasão, sendo muito utilizada em aplicações que exigem muita estabilidade mecânica e resistência ao desgaste. Apesar de rígida, é leve e possui baixo custo e fácil processamento, além de excelente resistência a ataques químicos e biológicos.
PROPRIEDADES
- Classificação: polímero de engenharia
- Contração volumétrica: 0,8% a 2,5%
- Temperatura de transição vítrea (Tg): 50 °C
- Temperatura de fusão (Tm): 220 °C
- Temperatura de processamento: extrusão (230 °C a 290 °C), injeção (220 °C a 270 °C)
- Temperatura de uso contínuo: até 100 °C
- Secagem: recomenda-se entre 60 °C a 80 °C durante 3 a 4 horas
Suas características o tornam um dos plásticos de engenharia mais utilizados do mundo, já que a PA 6 é amplamente aplicada em peças automotivas, componentes técnicos e como substituta de peças metálicas.
- Ponto de fusão elevado (220 °C)
- Facilidade de usinagem
- Boa resistência ao desgaste
- Excelente isolante térmico e elétrico
- Não acumula energia estática
- Alta tenacidade
- Resistente a grande variedade de óleos, graxas e combustíveis
- Amortece vibrações e pesos
- Livre de tensões internas (tratado termicamente)
- Boas propriedades de deslize
- Boa soldabilidade e colagem
- Ductibilidade funcional a temperaturas baixas
- Resistência à abrasão
- Elevada barreira ao oxigênio
- Boa compatibilidade com fibras
- Altamente hidroscópico
Poliamida sem Fibra (PA 6) e Poliamida 6.6 (PA 6.6)
A Poliamida 6.6, também chamada de PA 6.6 ou Nylon 6.6, foi desenvolvida como fibra sintética e alternativa à seda em 1935 por W.H. Carothers nos Estados Unidos e patenteada como Nylon® pela DuPont em 1938. Anos mais tarde, o grupo químico alemão IG Farben produziu a Poliamida 6 para reproduzir as propriedades do Nylon 6.6 sem violar a patente.
Existem diferenças fundamentais entre ambos os tipos. Enquanto a PA 6 é um polímero por abertura de anel, que dá origem a uma cadeia polimérica sem a formação de subprodutos, a PA 6.6 é um polímero de condensação, cuja polimerização forma uma ligação amida e gera uma molécula de água como subproduto.
Outro ponto fundamental é que o Nylon 6 é extremamente rígido e resistente até 180 ° C sob condição de trabalho intermitente, enquanto o Nylon 6.6 é mais flexível e não resiste a temperaturas de trabalho superiores a 130 ° C.
O acabamento superficial e a flexibilidade de processamento do Nylon 6 são superiores. Por outro lado, o Nylon 6.6 absorve menos umidade.
Outras Poliamidas populares
- Poliamida 11 (PA 11): produzida com base em óleo de castor. É a única de fonte renovável a apresentar alto desempenho. Apresenta temperatura de fusão 185 ° C e densidade 1,04 g / cm³ e hidroscopicidade de 0,3% após 24 horas de imersão;
- Poliamida 12 (PA 12): excelente resistência química e térmica com elevada estabilidade dimensional e baixa densidade. Apresenta temperatura de fusão 177 ° C e densidade 1,02 g / cm³ e hidroscopicidade de 0,25% após 24 horas de imersão.
Poliamida com fibra: características, aplicações e processamento
Aplicações da Poliamida sem Fibra (PA 6)
Indústria automotiva
- Coletor de admissão
- Tacos de prensa
- Engrenagens
- Tensores de corrente
- Proteção do motor
- Conduta de ar moldada por sopro
- Airbag
- Grelhas
- Pegas de porta
- Tampões de roda
- Espelhos
Elétrica e eletroeletrônica
- Disjuntores
- Interruptores
- Conectores industriais
- Blocos de terminais
Outras indústrias
- Buchas substituindo bronze
- Caçambas transportadoras
- Anéis de vedação
- Gaxeta
- Chapas de desgaste
- Bases de corte
- Placas deslizantes
- Roletes para equipamentos de lavagem automática de automóveis
- Lâminas raspadoras (indústria alimentícia)
- Buchas para teares (indústria têxtil)
- Engrenagens dos secadores (indústria de polpa e papel)
- Roscas sem-fim para máquinas de engarrafamento
- Estrelas de alimentação para máquinas de engarrafamento
- Discos de filtros para minérios
Opções de processamento da Poliamida sem Fibra (PA 6)
A Poliamida sem fibra pode ser transformada pelos processos de injeção e extrusão. Para impressão em 3D, a PA 6 é disponibilizada em filamentos para processos de FDM e em pó para processos de sinterização, sendo utilizada na fabricação de componentes de alta performance, protótipos funcionais ou peças finais.
Moldagem por injeção
A PA 6 é aquecida até plastificar e depois é injetada em um molde, no qual se solidifica e adquire sua forma. Normalmente são utilizados bicos valvulados ou descompressão após a dosagem nas máquinas devido à alta fluidez do material no estado fundido.
Esses cuidados, além dos que geralmente já são empregados, evitam o vazamento ou solidificação do material no bico de injeção, o que pode gerar entupimento e prejuízos na produção.
Moldagem por sopro via extrusão
A PA 6 é aquecida com um cilindro de plastificação e o cabeçote da máquina sopradora gera um tubo no interior do molde. O ar é soprado no tubo com o molde fechado, inflando o material até que atinja o formato da peça, retirada após esfriamento.
A vantagem desse processo é a alta resistência mecânica da Poliamida sem fibra, além da transparência e alta barreira ao oxigênio. A opção é recomendada para aplicação em filmes e frascos co-extrudados com Polietileno de Alta Densidade (PEAD).